HomeSaúdeHospital do Sudeste do Pará promove campanha de doação de sangue em...

Hospital do Sudeste do Pará promove campanha de doação de sangue em Marabá

Em alusão ao Junho Vermelho, mês dedicado à conscientização sobre a importância da doação de sangue, o Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, promove uma campanha nos dias 25 e 26 de junho. A ação, realizada na Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), quer reforçar os estoques e assegurar a continuidade dos atendimentos médicos na região.

Referência em média e alta complexidade, o hospital concentra a maior demanda por transfusões na região, devido ao número elevado de cirurgias diárias e ao atendimento de vítimas graves de acidentes, que frequentemente necessitam de sangue. Por isso, manter os estoques abastecidos é essencial para garantir assistência contínua.

A médica Socorro Leão, que atua na Agência Transfusional do hospital, setor responsável pela campanha, destaca a importância da participação da comunidade. “A doação de sangue é um ato de solidariedade que salva vidas. Nossa demanda é constante, e dependemos do apoio dos doadores para manter os estoques em níveis seguros. Convidamos todos que puderem contribuir a se unir a essa campanha”, enfatizou.

A doutora ainda reforçou a importância de informar o código do hospital no momento da doação. “Pedimos que, ao comparecer ao Hemopa, o doador informe o código 986, que é o identificador do Regional. Assim conseguimos monitorar adequadamente, os resultados das ações desenvolvidas pelo hospital nas campanhas e também na captação hospitalar de doadores, realizada na rotina do hospital sempre visando a ajudar os pacientes que precisam desse gesto”, concluiu a médica.

A ação conta com o apoio da Faculdade de Medicina do Pará (Facimpa) e dos Amigos de Sangue, grupo de voluntários que há anos colabora na mobilização de doadores e na conscientização da população sobre a importância da doação. Com essa parceria, a unidade do Governo do Pará reforça seu compromisso com a saúde da região, incentivando a solidariedade e o cuidado com a vida.

A biomédica Amanda Neves, que também atua no hospital, explica que cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, pois o material doado é separado em diferentes componentes: hemácias, plaquetas e plasma, que atendem necessidades clínicas distintas.

“As hemácias são utilizadas para repor o sangue em pacientes que sofreram perdas em cirurgias ou acidentes. As plaquetas no tratamento de doenças que comprometem a coagulação, como leucemias e durante a quimioterapia. O plasma é indicado em distúrbios de coagulação, inclusive decorrentes de hemorragias graves como politraumas, uma das mais importantes e graves demandas transfusional do hospital”, explicou.

Quem pode doar?

Para doar sangue, é necessário:
– Estar em boas condições de saúde e bem alimentado (evite alimentos gordurosos 4 horas antes);
– Apresentar documento oficial com foto;
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de autorização dos responsáveis);
– Pesar 50 kg ou mais.

Não pode doar quem:
✘ Está com sintomas de gripe ou febre há menos de uma semana;
✘ Fez tatuagem, piercing, maquiagem definitiva ou micropigmentação nos últimos 6 meses;
✘ Ingeriu bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
✘ Dormiu menos de 6 horas na noite anterior;
✘ Está grávida ou amamentando (até 1 ano após o parto);
✘ Teve hepatite após os 10 anos ou doença de Chagas;
✘ Usou medicamentos como Ozempic ou similares nos últimos 30 dias.

Serviço:
A campanha de doação de sangue promovida pelo Hospital Regional do Sudeste do Pará será realizada na sede do Hemopa em Marabá, localizada na Rodovia Transamazônica, quadra 12, s/n, bairro Amapá. Atendimento: das 7h às 13h.

Foto Governo do Pará – Ascom

CONFIRA TAMBÉM:
spot_img
- Publicidade -spot_img

MAIS POPULARES HOJE